Jovem cobrindo os olhos da namorada no parque

3 Segredos de Casais Felizes
A mais nova ciência para manter a chama acesa

O segredo para manter viva a paixão em relacionamentos de longo prazo é uma pergunta que muitos casais se fazem. Afinal, há tantas coisas que os casais enfrentam. O estresse no trabalho, cuidar de crianças pequenas, administrar uma casa e uma série de outras responsabilidades muitas vezes exigem nossa atenção, fazendo com que a intimidade diminua.

Mesmo sem os fardos da vida, está bem documentado que a paixão começa a diminuir em algum lugar entre os dois e os quatro anos de um relacionamento. Alguns antropólogos e psicólogos evolucionistas acreditam que isto tem a ver com a maximização do nosso potencial reprodutivo. Talvez há milhões de anos, evoluímos para nos apaixonarmos, praticarmos sexo apaixonado, reproduzirmo-nos e depois, quando os nossos descendentes ganharem alguma independência, começarmos a procurar em outro lugar, outro parceiro com quem acasalar e pudesse acender novamente a faísca.

A tendência de a paixão sexual diminuir com o tempo é tão primitiva que ocorre até mesmo em espécies diferentes. Conhecido como Efeito Coolidge, descobriu-se, por exemplo, que hamsters machos perdem o desejo de acasalar ao longo do tempo quando apresentados repetidamente à mesma hamster fêmea. Assim que uma nova fêmea é introduzida, entretanto, o desejo sexual do hamster macho é restaurado quase instantaneamente.

A menos que se pense que o efeito Coolidge só acontece entre os homens, dados significativos mostram que, no contexto de relacionamentos heterossexuais de longo prazo, o desejo sexual das mulheres diminui mais rapidamente. O mesmo também se aplica quando se compara o declínio da frequência sexual nas relações lésbicas em comparação com as dos homens gays.

Então, estamos destinados a perder a atração pelo nosso parceiro e cair na rotina? Absolutamente não! Há uma abundância de pesquisas mostrando algumas estratégias específicas que podem ajudar os casais a manter viva a centelha. Abaixo estão algumas das estratégias baseadas em evidências mais eficazes!

1. Expresse gratidão diariamente pelo seu parceiro

A pesquisa mostra que os casais que expressam gratidão relatam níveis mais elevados não apenas de satisfação no relacionamento, mas também de satisfação sexual. Um dos piores hábitos que os parceiros podem adquirir é sucumbir ao desejo de criticar ou fazer comentários negativos constantemente um ao outro. Não há problema em levantar preocupações, mas quando a comunicação num relacionamento se degrada a ponto de os parceiros se sentirem criticados e desvalorizados, toda a magia se perde. A chave para evitar isso é fazer um esforço ativo para contar ao seu parceiro pelo menos uma coisa que ele fez naquele dia e que você gostou. Isso pode ser tão simples quanto agradecê-los por limpar a louça do jantar ou ajudá-lo a processar suas emoções sobre um acontecimento angustiante. Quando sentimos que nossos parceiros nos notam e reconhecem nossos esforços, isso cria confiança e intimidade emocional.

2. Incentive o crescimento pessoal um do outro fora do relacionamento

Ficar conectado e manter a estabilidade em um relacionamento é importante, mas igualmente importante é encorajar um ao outro a crescer e mudar. A pesquisa mostra que quando os casais buscam de forma independente coisas pelas quais são apaixonados – seja um trabalho, uma nova habilidade ou hobby que estão aprendendo, ou uma causa pela qual têm fortes sentimentos – esses sentimentos de excitação retroalimentam seu relacionamento. Isso ocorre porque casais felizes conseguem equilibrar previsibilidade e segurança com aventura e novidade. Quando ambos os parceiros dedicam tempo para honrar seus interesses e ambições, cada um deles se transforma em pessoas ligeiramente diferentes cada vez que se reconectam.

3. Priorize a intimidade sexual

Sexo nunca consertará um relacionamento rompido. No entanto, a pesquisa mostra que a satisfação sexual e a satisfação no relacionamento estão altamente correlacionadas. O sexo nos ajuda a nos conectar emocional e fisicamente com nossos parceiros. Alivia o estresse e promove a intimidade. A pesquisa também mostra que os casais que fazem sexo uma vez por semana ou mais relatam mais satisfação no relacionamento do que os casais que fazem sexo com menos frequência. Eles também são mais capazes de perdoar os pequenos aborrecimentos um do outro e focar em suas qualidades mais positivas

Uma pesquisa que analisou os casais mais satisfeitos sexualmente descobriu alguns temas consistentes. Para começar, eles planejam o sexo em vez de esperar que simplesmente aconteça espontaneamente. Eles levam tempo e esforço para realmente definir o clima, seja isso envolvendo música e velas ou um fim de semana juntos. Eles permanecem sexualmente curiosos ao incorporar pelo menos uma novidade por mês, seja experimentar uma nova posição, fazer sexo em um cômodo diferente ou incorporar um brinquedo.

Lembre-se de que somos pessoas complexas e multidimensionais, e não simplesmente hamsters. Todos nós temos potencial para crescer, mudar e explorar maneiras que mantenham nossos relacionamentos estimulantes e renovados. Requer simplesmente esforço e vontade de fazer do seu parceiro e do seu relacionamento uma prioridade.

Traduzido por Mariana Galuppo,  de Nicole K. McNichols. Disponível em  https://www.psychologytoday.com/us/blog/everyone-on-top/202310/3-secrets-of-happy-couples

Psicologia, Relacionamento e Sexualidade

Artigos Relacionados

Conheça 9 técnicas da TCC utilizadas para melhorar sua saúde mental
Conheça o poder transformador da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) enquanto exploramos nove técnicas dinâmicas projetadas para melhorar sua saúde mental. Descubra como esta terapia de curto ...
Mais informação →
Deixe para Trás Comportamentos como Roer as Unhas, Arrancar os Cabelos e Machucar a Pele: Conheça a Terapia de Reversão de Hábitos
Descubra como a Terapia de Reversão de Hábitos pode ajudar a deixar para trás comportamentos como roer as unhas, arrancar os cabelos e machucar a ...
Mais informação →
O que acontece durante a terapia sexual?
A terapia sexual oferece um ambiente seguro e acolhedor para indivíduos e casais abordarem desafios íntimos e alcançarem uma vida sexual mais satisfatória. Neste artigo, ...
Mais informação →